A cidade, inicialmente chamada de Mayrahú, tem sua origem numa aldeia indígena denominada Mayra. Foi descoberta em 1705 pelos frades Capuchinhos italianos que lhe deram o nome de São Sebastião de Mayrahú.
A Península de Maraú faz parte da Costa do Dendê, uma das regiões mais belas da Bahia. Lá também fica localizada a terceira maior baía do país, a Baía de Camamu, onde deságua o rio Maraú. O coco, a piaçava e a madeira são os principais materiais para a confecção do artesanato da região, onde são cultivados também seringueira, dendê cravo-da-índia, pupunha, cacau, guaraná e pimenta do reino.
Com uma cultura riquíssima, a Península atrai cada vez mais turistas de todas as partes do mundo. Chamada pela mídia de “Polinésia Baiana”, devido à sua rara beleza e transparência de suas águas a Península de Maraú possui belíssimas praias distribuídas entre seus vários povoados, além de dezenas de ilhas, cachoeiras, manguezais e quilômetros de Mata Atlântica totalmente preservados. Seus povoados mais conhecidos são: Barra Grande, Saquaíra, Algodões e Taipu de Fora.
Taipu de Fora é a principal praia da Peninsula de Maraú. É considerada a 5ª praia mais bela do Brasil e, na maré baixa, forma-se uma piscina natural de um quilômetro de extensão, ideal para mergulho livre.